Virtudes que inspiram boas atitudes
Virtudes que inspiram boas atitudes
Blog Article
Você já se questionou como ensinar valores e virtudes pode afetar o ações dos seus filhos e a dinâmica geral no seu lar? Enquanto uma responsável, essa indagação costuma me intrigou. Meu identidade é Laura, e eu casada com Lucas. Juntos, criamos dois excelentes crianças: Bianca (sete anos) e Vittorio (quatro anos), a quem chamamos carinhosamente de Bibi e Bobby.
Mais ou menos um ano atrás, percebi que incutir virtudes como respeito, empatia e gratidão não só colabora os jovens a se comportarem de forma mais adequada, mas também impacta positivamente nossa rotina em família. Introduzir esses valores no convívio do lar cria um meio mais harmonioso, promove relacionamentos mais saudáveis, e possibilita que todos nós cresçam em união.
Por que Cultivar Valores e Virtudes em Casa É Fundamental?
As faculdades atuam como base no aprendizado formal, no entanto os valores e virtudes chave que formam o caráter de um pequeno são essencialmente ensinados no seio da família. Esses ensinamentos são primordiais para o futuro de nossos filhos e não podem ser ignorados.
Por amostra, embora as escolas possam dar aulas de matemática, elas não costumam falar sobre:
Respeito: Saber a importância de ouvir e valorizar os colegas.
Acesse nosso site: Ensinar crianças
Empatia: A capacidade de estar no lugar de outra pessoa.
Honestidade: Ser verdadeiro, mesmo em momentos complicados.
Gratidão: Reconhecer o que temos, não importa o quanto seja pequeno.
Perseverança: Continuar mesmo enfrentando obstáculos.
Esses valores devem ser cultivados no ambiente doméstico. Ausente desse alicerce, os jovens acabam crescendo com uma visão limitada sobre noção clara de como agir corretamente em situações do dia a dia.
Eu conheci ambos, sentei-me no chão com eles e calmamente descrevi o valor de compartilhar e respeitar as coisas um do outro. Coletivamente, montamos um tratado: se outro alguém não estiver aplicando um objeto, está ok para algumas pessoas pegarem emprestado. Essa pequeníssima lição teve um significativo efeito em sua comportamento.
Maneiras úteis para ensinar valores e virtudes no ambiente familiar
Seja o exemplo
Os pequenos membros aprendem mais observando seus modelos parentais do que ouvindo suas discursos. Para ensinar consideração, honestidade ou perseverança, é essencial incorporar essas virtudes no dia a dia da sua vida cotidiana. Assim como, Lucas e minha pessoa nos esforçamos para tratar desentendimentos respeitosamente, sem conflitos banais. Isso demonstra às nossas gerações mais novas que até os conflitos podem sempre ser tratados com calma e educação.
Use fábulas para envolver e ensinar
Histórias são uma das maneiras para instruir. Seguindo ler junto com um artigo sobre honestidade, perguntei a Bibi e Bobby: “O que vocês decidiriam fazer se topassem com uma carteira na rua?” Isso gerou uma conversa sincera e foi uma maneira prática de introduzir o tema de honestidade.
Fortaleça práticas construtivas
Reconhecer e elogiar virtudes refletidas pelos pelas crianças reforça essas ações. Quando Bobby compartilhou um entre seus brinquedos com um colega, eu imediatamente declarei: “Você está sendo extremamente generoso, Bobby!” Esse encorajamento os motiva a dar continuidade exibindo boas práticas.
Defina valores explícitos e valores
A Transformação na Nossa Família
Pouco depois de meses aplicando essas abordagens, observamos uma alteração significativa dentro da nossa harmonia familiar. Bibi, que outrora era severa, tornou-se bem mais paciente e compreensiva com Bobby. Ao mesmo tempo, Bobby começou a evidenciar mais consideração e ocasionalmente iniciou o hábito de pedir perdão quando gerava enganos.
O contexto familiar ficou mais leve e mais harmonioso. Lucas e minha pessoa também sentimos que nos sentíamos como evoluindo como pais, valorizando persistência, empatia e colaboração.
O Papel Fundamental dos Responsáveis na Formação de Valores
Os responsáveis são os primeiros educadores de uma pessoa jovem. Apesar de as escolas entreguem relevantes conteúdos acadêmicos, os valores e virtudes vivenciados no convívio familiar estruturam o caráter. Explore as rotinas do dia a dia para consolidar essas orientações.
Alguns de nós crescemos sem obter uma linha clara de direção sobre virtudes e valores. Nossos educadores, muitas vezes, não possuíam o conhecimento ou os instrumentos para instruir princípios básicos, como respeito, honestidade, gratidão e comprometimento. Assim sendo, assumimos que essas qualidades aflorariam naturalmente através da prática. Apesar disso, agora aceitamos que essa estratégia é limitada. Instruir sobre valores demanda intencionalidade e ação engajada.
Acesse nosso site: Saiba tudo